sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Opinião: De Bagdade, com amor...



Sinopse: 

A dramática tentativa de resgatar um cão chamado Lava, que por sua vez irá salvar das feridas emocionais da guerra pelo menos um fuzileiro, o tenente-coronel Jay Kopelman...
Ao entrarem numa casa abandonada em Fallujah, no Iraque, alguns fuzileiros ouvem ruídos suspeitos, empunham as armas, contornam uma parede e preparam-se para abrir fogo.
O que encontram durante o ataque americano à "cidade mais perigosa do mundo," contudo, não é um rebelde apostado em vingar-se, mas um cachorrinho, abandonado durante a fuga da maior parte da população civil antes de começar o bombardeamento. Apesar da lei militar que os proíbe de ter animais de estimação, os fuzileiros tiram as pulgas ao cachorro com querosene, desparasitam-no com tabaco de mascar e empanturram-no com refeições de consumo imediato (RCI).
Inicia-se assim a dramática tentativa de resgatar um cão chamado Lava, que por sua vez irá salvar das feridas emocionais da guerra pelo menos um fuzileiro, o tenente-coronel Jay Kopelman.

Opinião:

Este livro, trata-se de uma relação perfeita entre um cão e seu dono, sei que já há vários títulos de livros e até filmes que se tratam do mesmo assunto, porém, este livro tem o seu diferencial, pois não nos mostra apenas a relação propriamente dita mas também as dificuldades desta, pois o cão é encontrado no meio dos escombros de uma guerra extremamente violenta num local onde não era permitido os animais de estimação. Então, o seu melhor amigo, o tenente-coronel Jay Kopelman é obrigado a encontrar uma forma de continuar a ajudar Lava, já que ambos tornaram-se inseparáveis com algumas horas de convivência. Porém esta tarefa, de salvar o cãozinho torna-se mais difícil do que era esperado por Jay, pois ele quando termina a sua missão no Iraque irá voltar para sua casa na Califórnia e não quer se separar de Lava, claro. E levá-lo junto para os Estados Unidos não é nada fácil já que arranjar os documentos necessários revela-se uma tarefa bastante complicada, mas nada desanima Jay e seus amigos, dispostos a ajudá-lo.
É um livro muito emocionante e consegue mostrar-nos de forma bastante próxima a fidelidade de um animal ao seu dono, o amor que há entre eles desde o primeiro minuto que estiveram juntos. Ajuda-nos também a perceber que esta amizade pode ser maior do que uma amizade entre duas pessoas, muitas vezes, pois mesmo sem falar, Lava diz tudo o que sente com o seu olhar e a suas atitudes, é um cão com bastante personalidade que não abandona o seu dono mesmo nas horas mais difíceis quando tudo parecia estar perdido e faz questão de não deixá-lo desistir de perseguir os seus objetivos pois com o seu apoio, os dois podem realizá-los juntos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário